Plágio, Fabrico de Dados e Manipulação de Imagens
O plágio não é aceitável. Plágio inclui copiar texto, ideias, imagens ou dados de outra fonte, incluindo suas próprias publicações, sem dar crédito à fonte original.
A reutilização do texto copiado de outra fonte deve estar entre aspas e a fonte original deve ser citada. Se estudos anteriores inspiraram o desenho de um estudo ou a estrutura ou linguagem do manuscrito, esses estudos devem ser explicitamente citados.
Os ficheiros de imagem não devem ser manipulados nem ajustados de forma alguma que possam conduzir a uma interpretação incorreta das informações fornecidas pela imagem original. Manipulação irregular inclui 1) introdução, aprimoramento, movimento ou remoção de características da imagem original, 2) agrupamento de imagens que devem ser apresentadas separadamente ou 3) modificar o contraste, brilho ou equilíbrio de cores para obscurecer, eliminar ou melhorar algumas informações.
Os resultados apresentados não devem ser selecionados, manipulados, melhorados ou fabricados de forma inadequada. Isto inclui 1) exclusão de pontos de dados para aumentar a importância das conclusões, 2) fabrico de dados, 3) seleção de resultados que suportam uma determinada conclusão em detrimento de dados contraditórios, 4) seleção deliberada de ferramentas de análise ou métodos para apoiar uma conclusão específica (incluindo p-hacking).
Pesquisa envolvendo seres humanos, animais ou plantas
Ao relatar pesquisas que envolvam seres humanos, materiais humanos, tecidos humanos ou dados humanos, a parte proponente deve garantir que as investigações foram realizadas de acordo com as regras da Declaração de Helsinque de 1975, revisada em 2013. Qualquer consequência associada à violação deste aspeto será totalmente imputada à parte proponente e nem ao consórcio HCAIM nem ao estudante.
Teses, trabalhando com linhas telemóveis devem indicar a origem de qualquer linha telemóvel. Para as linhas celulares estabelecidas, a proveniência deve ser indicada e as referências devem também ser dadas a um artigo publicado ou a uma fonte comercial. Se forem utilizadas linhas de células de novo não publicadas anteriormente, incluindo aquelas dotadas de outro laboratório, devem ser dadas informações sobre a aprovação do conselho de revisão institucional ou do comité de ética e a confirmação do consentimento informado por escrito deve ser fornecida se a linha for de origem humana.
Todos os tópicos potencialmente derivados de qualquer pesquisa que causem danos aos animais são proibidos. Todas as diretrizes aplicadas aos seres humanos também devem ser seguidas (sempre que possível) para os animais.
A pesquisa experimental sobre plantas (culturadas ou selvagens), incluindo coleta de material vegetal, deve obedecer às diretrizes institucionais, nacionais ou internacionais. Recomendamos que as teses respeitem a Convenção sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre o Comércio das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.
Sexo, Gênero, Etnia, Religião e outros preconceitos na pesquisa
Incentiva-se a seguir as orientações «Sex and Gender Equity in Research — SAGER» e a incluir considerações de género e sexo, se for caso disso. Os termos sexo (atributo biológico) e gênero (de acordo com as circunstâncias sociais e culturais) devem ser usados cuidadosamente para evitar confusão em ambos os termos. A tese deve também descrever (no contexto) se são de esperar diferenças de sexo e/ou de género; relatar como o sexo e/ou gênero foram contabilizados no desenho do estudo; fornecer dados desagregados por sexo e/ou género, se for caso disso; e discutir os respetivos resultados. Caso não tenha sido realizada uma análise de sexo e/ou gênero, a fundamentação deve ser dada na Discussão.
Considerações semelhantes se aplicam a todas as outras formas de preconceito, incluindo (e não limitado a) etnia e religião. Para o primeiro, lembramos que os seres humanos não têm raças, mas apenas etnia.
Se a tese é focada em viés, a lógica por trás dela deve ser esclarecida desde o início.
Conflito de interesses
Os alunos devem evitar celebrar acordos com patrocinadores do estudo, tanto com fins lucrativos como sem fins lucrativos, que interfiram no acesso a todos os dados do estudo ou que interfiram na sua capacidade de analisar e interpretar os dados e de preparar a tese de forma independente quando e onde escolherem.
Os alunos devem identificar e declarar quaisquer circunstâncias pessoais ou interesses que possam ser percebidos como influenciando de forma inadequada a representação ou interpretação dos resultados da pesquisa relatados. Exemplos de potenciais conflitos de interesses incluem, entre outros, interesses financeiros (tais como filiação, emprego, consultorias, propriedade de ações/ações, honorários, subvenções ou outros financiamentos, testemunhos de peritos pagos e acordos de licenciamento de patentes) e interesses não financeiros (tais como relações pessoais ou profissionais, afiliações, crenças pessoais).
Qualquer papel dos financiadores no desenho do estudo, na coleta, análise ou interpretação de dados, na redação do manuscrito ou na decisão de publicar os resultados deve ser declarado com antecedência.
Políticas de citação
- Os alunos devem garantir que, quando o material é retirado de outras fontes (incluindo sua própria escrita publicada), a fonte é claramente citada e, quando apropriado, é obtida permissão.
- Os alunos não devem se envolver em autocitação excessiva de seu próprio trabalho.
- Os alunos não devem copiar referências de outras publicações se não lerem o trabalho citado.
- Os estudantes não devem, preferencialmente, citar as suas próprias publicações ou as publicações dos seus amigos, pares ou instituições.
- Os alunos não devem citar anúncios ou material publicitário.
Diretrizes éticas para revisores
Conflito potencial de interesses
Os revisores são convidados a informar o conselho de administração da HCAIM se mantiverem um conflito de interesses que possa prejudicar o relatório de revisão, seja de forma positiva ou negativa. O conselho verificará com a maior precisão possível antes de convidar revisores; no entanto, a cooperação dos revisores nesta matéria é esperada e apreciada.
Confidencialidade e Anonimato
Os revisores devem manter o conteúdo da tese, incluindo o abstrato, confidencial. Devem informar o conselho de administração da HCAIM caso desejem que um colega complete a revisão em seu nome.